Como Jesus guardava o sábado? Quando começa o sábado? Quais devem ser as principais atividades durante o sábado? O sábado e a igreja são o momento e o lugar especialmente designados para a oração. Sem oração, a guarda do sábado e a frequência à igreja perdem seu propósito.
A série "A Oração dos Santos" foi transmitida para todo Portugal a partir da Igreja Central de Lisboa, entre os dias 11-18 de Janeiro de 2025.
Minhas anotações:
Isaías 58:13-14 - “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavrasvãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre osaltos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai,porque a boca do Senhor o disse.”
Isaias 56:2-8 -
Quando começa o sábado?
A prática de guardar o sábado de pôr do sol a pôr do sol está fundamentada em princípios bíblicos. Na criação, o relato de Gênesis descreve os dias como tendo “tarde e manhã” (Gênesis 1:5, 8, 13, etc.), indicando que o dia começa na parte da tarde, ao pôr do sol.
Essa compreensão é confirmada em outras partes da Bíblia. Por exemplo:
1. Lei Mosaica: Em Levítico 23:32, ao falar do Dia da Expiação, Deus ordena que ele fosse guardado “de uma tarde a outra tarde”, estabelecendo o padrão para a observância do dia sagrado.
2. Exemplo de Jesus e dos Judeus: Durante o ministério de Jesus, os judeus observavam o sábado de pôr do sol a pôr do sol. Em Marcos 1:32, lemos que “ao pôr do sol”, trouxeram os enfermos para serem curados, porque o sábado já havia terminado.
3. Prática dos Adventistas do SétimoDia: Seguindo esses princípios bíblicos, os adventistas do sétimo dia guardam o sábado de sexta-feira ao pôr do sol até sábado ao pôr do sol, considerando-o um período santo dedicado à comunhão com Deus e ao descanso, em obediência ao quarto mandamento (Êxodo 20:8-11).
Esse entendimento reforça a ideia de que a guarda do sábado é uma celebração da criação e uma oportunidade de se conectar com Deus de maneira especial, no tempo que Ele designou.
Como Jesus guardava o sábado?
Lucas 4:16 - “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume [por que? Também era o costume de Paulo (Atos 17:2)], e levantou-se para ler.”
Por que este costume?
Levítico 23:1-3 - “Disse o Senhor a Moisés: 2. Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as minhas festas. 3. Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas moradas.”
Duas razões para nos ajuntarmos ou nos congregarmos no sábado:
Ezequiel 46:3 - “O povo da terra adorará na entrada da mesma porta, nos sábados e nas Festas da Lua Nova, diante do Senhor.”
Hebreus 10:24-25 - “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”
O que EGW fala das reuniões de oração. “Os que realmente desejam a comunhão com Deus serão encontrados na reunião de oração, fiéis a cumprir o seu dever e ansiosos por colher toda bênção possível.” (Caminho a Cristo, p. 98)
Podchaser is the ultimate destination for podcast data, search, and discovery. Learn More